MPC-SE entrega certificados a sete cidades participantes do projeto 'MPC nos Municípios'

​O Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC-SE) realizou nesta quarta-feira, dia 10, a cerimônia de entrega dos certificados do projeto "MPC nos Municípios". A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) e integrou a programação que também contemplou a entrega dos selos de Transparência e de Iniciativas Sustentáveis pelo TCE.​ ​

Sete municípios sergipanos receberam o certificado de participação: Tomar do Geru, Santa Luzia do Itanhy, Riachão do Dantas, Cristinápolis, Ilha das Flores, Pacatuba e Carira. A escolha foi baseada em análise de indicadores socioeconômicos, especialmente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), considerando também potenciais ambientais e culturais das localidades. 

Aproximação e orientação 

Durante a cerimônia, o procurador-geral Eduardo Côrtes destacou que o projeto, iniciado em janeiro deste ano, representou a primeira vez que o MPC foi aos municípios com a pauta da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Foi uma oportunidade enriquecedora, tanto para os municípios que participaram como para nós. Essa aproximação quebra a distância entre o órgão fiscalizador e o órgão jurisdicionado”, afirmou. 

Côrtes ressaltou que a iniciativa permitiu não apenas levar as pautas do TCE e do MPC, mas também conhecer a realidade local. “Foi uma oportunidade de ouvir os jurisdicionados, servidores, a sociedade e conhecer um pouco da realidade dos territórios sergipanos, justamente naqueles lugares que mais precisam, principalmente onde a vulnerabilidade ambiental e social ficam mais evidentes”, disse o procurador-geral. 

54976056535_bf4792f1ba_k.jpg

Para o prefeito de Carira, Diogo Machado, a aproximação foi fundamental. “Foi muito importante essa aproximação do MPC com os municípios, para ver a nossa realidade. É bom saber que os municípios não estão para serem punidos pelo Ministério Público de Contas, mas sim para poder orientar a gente”, destacou Machado, que classificou o projeto como de “extrema importância”. 

O prefeito de Riachão do Dantas, Lucivaldo do Carmo Dantas, também agradeceu a visita. “Foi muito proveitosa. Tivemos palestras, conversamos com nossa população, fizemos visitas em povoados. Ficamos muito felizes em participar”, afirmou acrescentando a satisfação em receber um certificado que marca a passagem da equipe no município. 

54975940613_48828998c0_k.jpg

Continuidade em 2025 

O procurador-geral anunciou que o projeto terá continuidade no próximo ano. “Quero dizer que vamos continuar no próximo ano. Estaremos abertos para receber convites de outros municípios que quiserem receber esse projeto”, finalizou Eduardo Côrtes, agradecendo a todos os prefeitos e representantes de ONGs que receberam as equipes do MPC.

Clique aqui e confira a Galeria de Imagens!​

Fotos: Marcelle Cristine e Cleverton Ribeiro
Texto: Mayusane Matsunae