Colégio de Procuradores aprova recondução de Eduardo Côrtes ao cargo de Procurador-Geral do MPC-SE

​O Colégio de Procuradores do Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC-SE) aprovou, por aclamação, o nome do procurador Eduardo Santos Rolemberg Côrtes para recondução ao cargo de Procurador-Geral no biênio 2026-2027. A deliberação ocorreu na quarta-feira, dia 17, durante a primeira reunião extraordinária do colegiado, realizada no gabinete da procuradoria-geral. 

Como houve candidatura única, o processo formal de votação foi dispensado e o nome foi aprovado pelos membros presentes: o procurador João Augusto Bandeira de Mello, que presidiu a Comissão Especial de Eleição, o procurador Bricio Luis da Anunciação Melo e o Subprocurador Thiago Menezes Santana. 

De acordo com o art. 5º da Lei Complementar nº 36/1997, o nome aprovado pelo Colégio de Procuradores será agora submetido ao governador do Estado de Sergipe, a quem compete a escolha e nomeação do Procurador-Geral do MPC-SE para o próximo biênio. 

Compromisso institucional 

Em declaração após a aprovação de seu nome, o Procurador-Geral Eduardo Santos Rolemberg Côrtes agradeceu a confiança depositada pelo Colégio de Procuradores. “É uma honra receber o apoio unânime dos colegas para dar continuidade ao trabalho que iniciamos. Essa aprovação representa não apenas um voto de confiança pessoal, mas principalmente um compromisso coletivo com o fortalecimento institucional do Ministério Público de Contas”, afirmou. 

O Procurador-Geral destacou ainda que o próximo biênio será marcado pela continuidade das ações voltadas à qualificação técnica do corpo de membros e servidores, ao aprimoramento dos processos de trabalho e ao fortalecimento da atuação do MPC-SE na defesa da correta aplicação dos recursos públicos em todo o Estado de Sergipe.

Texto: Mayusane Matsunae
Foto: Marcelle Cristine